8 de março de 2017

hsoul

Qual é seu objetivo ? Por: Fabio Soler

Já parou pra pensar qual é seu objetivo dentro da luta que pratica?

As respostas são as mais variadas possíveis: - Quero apenas praticar para aprender a modalidade, aliviar o estresse do dia-a-dia, desejo me graduar para lecionar, quero complementar meus conhecimentos ... enfim, as respostas são as mais variadas possíveis.

Entretanto, se a resposta for “Eu quero ser lutador profissional”, sugiro alguns pontos para sua avaliação que devem ser levados em conta.

Tenha certeza que esse é o caminho a ser percorrido, pois a vida de lutador profissional não é nada fácil. Sobreviver financeiramente da luta ainda é privilégio para poucos.

Apoiadores e patrocinadores até existem, mas infelizmente não contam com subsídios do governo para investir mais do que investem no esporte, principalmente em esportes de combate.

Se escolheu ser profissional, não cultive a imagem de “garoto mau”. Você poderá até intimidar alguém se comportando como tal, mas estará afastando sua possibilidade de evolução. Hoje em dia há grandes lutadores e já consagrados, que cativam seu público, procuram ser educados, respeitam o próximo e principalmente aos seus adversários. Suas carreiras não param de evoluir, isso porque são temidos apenas pelo papel que desempenham dentro dos ringues e tatamis.

Procure evoluir sempre, faça sempre o melhor buscando superar a si mesmo em todos os momentos. Aprenda com todos os que estão à sua volta, e procure assimilar as principais virtudes de cada companheiro de treino, para que possa aprimorar seus conhecimentos e transpor seus próprios limites.

Seja completo, isso significa ser no mínimo razoável em todos os aspectos que compõem uma modalidade de luta.

No Jiu Jitsu, procure aperfeiçoar suas técnicas de projeção, no Judô, busque mais conhecimentos na luta de solo, no MMA não basta apenas ter um bom solo ou ser eficiente na trocação, é necessário dominar principalmente, a transição, aperfeiçoada por meio de treinos de Judô e Wrestling, e lembre-se: - "Treinar modalidades isoladamente é importante, mas não se deve esquecer de colocá-las em prática em treinos específicos, utilizando todos os recursos que estas proporcionam.

Procure por apoio profissional, avalie o conhecimento de quem o instrui e o auxilia. Busque fazer parte de uma equipe com estrutura sólida, que possibilite sua evolução como atleta e profissional. Aperfeiçoe-se em cada modalidade com quem realmente conhece de cada luta, sem esquecer do preparo emocional e físico.

Não se esqueça do aspecto "Negócio", porque as lutas não virão sem que um profissional especializado interfira e negocie por você.

Trabalhe para se manter em evidência, isso ocorrerá sempre que superar lutadores reconhecidos. Procure enfrentar adversários considerados mais fortes do que você, assim você conseguirá uma carona na mídia, que muitas vezes se faz de cega em relação a novos potenciais. Outra vantagem de tal atitude,  será sua valorização como lutador, o que aumentará o poder de negociação de sua bolsa, bem como o interesse de promotores de eventos na sua contratação.

Finalmente, não deixe os estudos para trás, pois a carreira de um lutador um dia será encerrada, mas a luta continuará fora dos ringues.

Pense nisso!


Fabio Soler
Co-Fundador HSoul
fabio.soler@hsoul.com.br
https://br.linkedin.com/in/fabiorsoler