15 de fevereiro de 2017

hsoul

MUDANÇA DE HÁBITO. por: Roberto Ganini

"Palavras positivas são o motor para que as empresas se tornem vencedoras."

Qualquer fato que aconteça no dia a dia da empresa é sempre analisado pela palavra falada.



Todos já ouvimos os: “desse jeito não vai”, “assim é impossível” ou “está tudo errado”.

Os comentários sobre algum fato ruim geram palavras negativas. 

Expressões negativas, sejam elas quais forem, marcam fortemente quem as ouve, e geralmente todos ouvem. Marcam o “não vai”, o “impossível” ou o “errado”.

São palavras de significado negativo que gravam no cérebro como um aviso ou como um alerta, como se fosse uma bandeira amarela em uma corrida de fórmula 1.

Toda vez que uma situação se assemelhar àquela que resultou nas expressões negativas nosso cérebro vai imediatamente ligar esse fato com o anterior e aquelas marcas, ou expressões, surgirão imediatamente: não vai, impossível ou errado. Isso não é um problema de energia, mas sim de proteção de nosso cérebro contra o que pode vir a acontecer.

Igual ao movimento instantâneo que qualquer um faz quando uma bola, por exemplo, venha em sua direção, levantando os braços.

Mesmo que as condições desse novo fato sejam distintas do fato que deu errado, nosso cérebro vai em primeiro lugar marcar as expressões negativas, mesmo que inconscientemente.  Mas, se quando algum fato der errado na empresa as expressões forem mudadas de “assim não vai” para “mudemos de estratégia para contornarmos o problema” ou “assim é impossível” para “procuremos outra forma que seja possível a nós ajustarmos a esse novo fato” ou ainda “está tudo errado” para “procuremos alinhar outras ações que possam mudar o fato”, essas palavras positivas, mesmo que em situação negativas, vão fazer com que nosso cérebro não se intimide diante de uma situação limite. 

Fazem-no ficar atento a buscar a solução diante de qualquer que seja o desvio.

Palavras são, na verdade, o “motor” que levam as empresas a se tornarem vencedoras.
Empresas vencedoras são consequência de ações estáveis e motivadoras, que só são alcançadas com palavras positivas.


Roberto Garini
Consultor de Empresas
Matemático pelo IME-USP 
MBA em consultoria de produtividade pela Associação das Indústrias do Japão Central – Nagoya-Japão