25 de janeiro de 2017

hsoul

Precisamos de mentores. Por: Daniel Wildt.

Precisamos de mentores. Por: Daniel Wildt.
Você pode não saber mas eu sou um mentor. Eu ajudo pessoas a alcançarem resultados mais rapidamente, ensinando o que eu já fiz e pratiquei e tive sucesso. E também ensino minhas falhas e dificuldades, que podem ser muitas vezes mais importantes do que ensinar o que deu certo. Tem gente que acompanhei por dois meses, tem gente que acompanho por mais de ano. Tudo depende dos objetivos, que podem ir mudando ao longo do tempo. Enquanto fizer sentido, seguimos. Ajudo pessoas em um conjunto de habilidades que tenho, que me considero experiente. E quando não consigo ajudar, indico quem possa ajudar.

Agora, quem acompanha o meu trabalho, muitas vezes não toma consciência que eu tenho muitos mentores. Para cada identidade que tenho, eu possuo mentores: esportiva, escrita, música, empreendedorismo, desenvolvimento de software, design thinking, paternidade, filosofia, aprendizado em geral. Esses mentores podem ser pessoas de referência que faço contato quando preciso de aconselhamento, ou podem ser pessoas que tenho um contrato mensal para ter o apoio e acelerar meus resultados.


Fora o processo de mentoria, eu busco aprendizado por diversas formas. As top 5:

Youtube / Audible / Podcasts
Portais de conteúdo (infoq) / Blogs
Kindle / Livros físicos
Cursos online (udacity / udemy / edx / miríada x / outros)
Cursos presenciais
Pense aí em quais são as suas formas de buscar aprendizado.

Ao usar estas diferentes formas, tenho algum projeto em andamento, muitas vezes um projeto paralelo, onde posso aplicar e testar o que estou aprendendo. No meu caso, eu preciso ir para a prática para validar o aprendizado, e principalmente poder falhar o mais rápido possível, para criar experiência. Preciso testar o que estou aprendendo, para poder aplicar nas equipes que participo.

Pronto?

Valorize seu aprendizado. Mais que isso, tome consciência e perceba os seus processos de aprendizado. E busque os seus mentores!

Professor: Daniel Wildt
linkedin.com/in/danielwildt
youtube.com/danielwildt
danielwildt.com