23 de novembro de 2016

hsoul

Gentileza é mais barato que propaganda, ensina dono da maior rede de varejo. Por: Roberto Garini

Este artigo é para o consumidor que já foi maltratado, e para o empresário que gasta milhões em propagandas para promover seu negócio.

A aula de como agir é do mestre Sam Walton, o presidente e fundador da maior rede de varejo do mundo, a Wal-Mart, e de outra também entre as maiores, o Sam’s Club
Todo ano, ao receber seus novos colaboradores para treinamento, ele passa uma mensagem importante de aprendizado.

Esta que vou contar agora serve para nós consumidores, que às vezes, deixamos de reclamar de algo que não gostamos, e também para os empresários de plantão.

Certamente você se sentirá vingado pelo descaso, pela falta de atenção, ou simplesmente pela falta de consideração com você, consumidor.

Aqui está o pequeno discurso:

“Eu sou o homem que vai a um restaurante, senta-se à mesa e pacientemente espera, enquanto o garçom faz tudo, menos o meu pedido.

Eu sou o homem que vai a uma loja e espera calado, enquanto os vendedores terminam suas conversas particulares.

Eu sou o homem que entra num posto de gasolina e nunca toca a buzina, mas espera pacientemente que o empregado termine a leitura do seu jornal.

Eu sou o homem que explica sua desesperada e imediata necessidade de uma peça, mas não reclama quando a recebe após três semanas.

Sou o homem que, quando entra num estabelecimento comercial, parece pedir um favor, ansiando por um sorriso ou esperando apenas ser notado.

Sou o homem que entra num banco e aguarda tranquilamente que as recepcionistas e os caixas terminem de conversar com seus amigos, e espera pacientemente enquanto os funcionários trocam ideias entre si ou, simplesmente abaixam a cabeça e fingem não me ver.

Você deve estar pensando que sou uma pessoa quieta, paciente, do tipo que nunca cria problemas.
Engana-se.

Sabe quem eu sou?

Eu sou o cliente que nunca mais volta!

Divirto-me vendo milhões sendo gastos todos os anos em anúncios de toda ordem, para levar-me de novo à sua empresa.

Só que quando fui lá, pela primeira vez, tudo o que deviam ter feito era apenas a pequena gentileza, tão barata, u um pouco mais de “cortesia” para comigo.

Clientes podem demitir todos funcionários de uma empresa, simplesmente gastando seu dinheiro… em algum outro lugar."

Sam Walton

Além de consumidor, se você é sócio proprietário, preste muita atenção porque um dia isso pode acontecer com sua empresa.

E é muito simples saber se atendemos bem nossos clientes: basta você trocar de posição e ver se aceitaria ser tratado do mesmo jeito que eles são, na sua empresa.

Seja qual for o seu negócio, você passará a economizar muito em promoção e propaganda, implantando um atendimento com gentileza.

Se quiser saber mais, leia o livro “Made In America“, escrito por ele mesmo, Sam Walton.




Antonio Roberto Pagliuri Garini
Consultor Empresarial
Fundador da AGV Consultoria e MIT Treinamentos, Palestrante, Docente, Colunista de Jornais, Revistas e Blogs
roberto.garini@sonoticiaboa.com.br

Postagem original: www.sonoticiaboa.com.br em:04/02/2013
Link: http://www.sonoticiaboa.com.br/2013/02/04/gentileza-e-mais-barato-que-propaganda-ensina-dono-da-maior-rede-de-varejo/?fullnews=display

1 comentários:

Write comentários
Fabio Soler
AUTHOR
11/24/2016 10:47 AM delete

Parabéns Prof. Roberto Garini, pelo ótimo texto !

Reply
avatar