30 de agosto de 2016

hsoul

Mente de Principiante

Pode parecer estranho termos a primeira publicação em nosso site com um título que sugere manter uma "Mente de Principiante", considerando que o nosso propósito na criação do Hsoul seria a de colaborar para a evolução, transformação e sucesso das pessoas que passariam a acompanhar o nosso trabalho, então resolvi escrever este texto fazendo um paralelo bem rápido ao início na prática de uma arte-marcial, levando à importância em mantermos a mente aberta. 

“Mente de principiante é a mente aberta, é a atitude que inclui tanto a dúvida quanto a possibilidade, a capacidade de ver as coisas sempre de forma nova, em seu frescor original. Ela é necessária em todos os aspectos da vida” . Shunryu Suzuki (1905-1971)


Quando iniciamos em qualquer luta ou arte-marcial somos caracterizados como “faixas-brancas”, mesmo que a modalidade não se utilize de faixas diacríticas, seremos simplesmente principiantes.

Mesmo que você não goste de "lutas" ou não faça ideia do que se aprende em aulas de artes-marciais, tente imaginar como tudo começa ! A escolha da modalidade, a ansiedade da primeira aula, contar para os amigos e familiares o que se passou na academia. Aprender movimentos novos,  a oportunidade de ter conhecido novas pessoas, a admiração pelo professor, tudo era novidade e nos fazia engrandecidos por ter aprendido e conhecido algo novo.

O tempo passa, às vezes nem é tão significativo e nós já achamos que sabemos o suficiente.

A maioria das vezes nos acomodamos, deixamos de querer aprender e quando pior, achamos que já sabemos tudo.Isso é comum de acontecer, você não acha ? Talvez tenha acontecido com você ou alguém que você conheça, pode até não ter sido em uma escola de lutas, pode ter acontecido em qualquer outro esporte, talvez no trabalho ou em outras situações cotidianas de nossas vidas.

As perguntas são: - Será mesmo que nós já aprendemos tudo ? Será que estamos deixando de ouvir aos "nossos professores" ?

Na vida pessoal ou profissional, tanto como nos tatames, campos, quadras, etc, ninguém é melhor do que ninguém. Temos que nos preparar, ter a mente aberta para buscar conhecimento, praticar, praticar e praticar em busca do aperfeiçoamento e quando a gente menos esperar, terá sempre alguém que nos ensinará algo de novo e caberá a nós aproveitarmos da melhor forma possível.

Devemos respeitar a todos, sejam os fortes ou os fracos, independente de nossa graduação, situação financeira ou posição social, devemos nos manter como os “faixa-brancas” da primeira aula, com mente de principiante.

Lembre-se : “Respeito e conhecimento não ocupam espaço. Sempre é bom ter um pouquinho mais !



Um abraço !

Fabio Soler
Co-Fundador HSoul
fabio.soler@hsoul.com.br
https://br.linkedin.com/in/fabiorsoler


2 comentários

Write comentários
9/06/2016 12:23 AM delete

Texto muito bom. O aprendizado nos traz sempre aquele brilho nos olhos nos primeiros dias. O grande segredo é saber manter este brilho por toda a vida, seja onde for. Grande abraço.

Reply
avatar
hsoul
AUTHOR
9/14/2016 9:30 PM delete

Obrigado! Equipe HSoul

Reply
avatar